Psicomagem

Minha foto
Somos um grupo de Área de Projecto constituído por quatro elementos: Andreia Fernandes, Bárbara Patrício, Maria Inês Vieira e Ricardo Cunha. O nosso objectivo é tentar reformular a consciência humana despertando-a para o facto do desenvolvimento sustentável para o bem da saúde física e mental da sociedade.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um pouco sobre a enfermagem...

Enfermagem é uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico (num todo indivisível), desenvolvendo autonomamente ou em equipa, actividades de promoção e protecção da saúde e prevenção e recuperação de doenças ou de estados de alteração da saúde.
O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correcção normativa (normas de actuação) e a ética, numa abordagem comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
Para além da Enfermagem geral existem ainda as Especialidades em Enfermagem:
· A Especialidade de Enfermagem Comunitária;
· A Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica;
· A Especialidade de Enfermagem de Reabilitação;
· A Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica;
· A Especialidade de Enfermagem em Terapia Intensiva;
· A Especialidade de Enfermagem em Administração.


fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/areaprojecto/historiadaenfermagem.htm#vermais

Nenhum comentário:

Postar um comentário