Psicomagem

Minha foto
Somos um grupo de Área de Projecto constituído por quatro elementos: Andreia Fernandes, Bárbara Patrício, Maria Inês Vieira e Ricardo Cunha. O nosso objectivo é tentar reformular a consciência humana despertando-a para o facto do desenvolvimento sustentável para o bem da saúde física e mental da sociedade.

terça-feira, 29 de março de 2011

Degelo dos pólos é mais acelerado do que o previsto

Degelo dos pólos é mais acelerado do que o previsto

Aumento do nível do mar pode ser "significativamente maior"



Níveis de degelo foram analisados através de imagens de satélite
Níveis de degelo foram analisados através de imagens de satélite


 
 
O gelo da Gronelândia e da Antárctida está a derreter a um ritmo mais acelerado do que as previsões feitas até agora, o que se vai repercutir num aumento maior do nível dos oceanos, revela um novo estudo feito através de imagens de satélites  da NASA.

Segundo o artigo publicado na revista “Geophysical Research Letters”, as camadas de gelo dos pólos estão a perder mais massa do que as dos glaciares das montanhas. As observações mostram que, em  2006, os pólos perderam uma massa combinada de 475  milhões de toneladas, em média, uma quantidade suficiente para elevar o nível global do mar em 1,3 milímetros anuais, enquanto as calotas das montanhas perderam 402 milhões de toneladas anualmente.
A NASA analisou dados dos seus satélites entre 1992 e 2009 e constatou que, a cada ano, durante este período, as camadas de gelo dos pólos perderam uma média combinada de 36,3 milhões de toneladas a mais do que no ano anterior, um valor três vezes superior ao degelo das montanhas.

"Que o degelo dos pólos será a causa principal do aumento do nível do mar no futuro não é surpreendente, já que possuem uma massa de gelo muito maior que os glaciares das montanhas", assinalou o autor do estudo, Eric Rignot, da Universidade da Califórnia, acrescentando que "surpreendente" é o facto de a maior "contribuição" dos pólos já estar a acontecer. 

"As medições realizadas indicam que, se as tendências actuais continuarem, é provável que o aumento do nível do mar seja significativamente maior do que os níveis projectados em 2007"  pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, observou o investigador.


retirado de: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário