Psicomagem

Minha foto
Somos um grupo de Área de Projecto constituído por quatro elementos: Andreia Fernandes, Bárbara Patrício, Maria Inês Vieira e Ricardo Cunha. O nosso objectivo é tentar reformular a consciência humana despertando-a para o facto do desenvolvimento sustentável para o bem da saúde física e mental da sociedade.

terça-feira, 29 de março de 2011

Edifício auto-sustentável e à prova de catástrofes

Edifício auto-sustentável e à prova de catástrofes

Projecto russo apoiado pela União Internacional de Arquitectos



A Arca apresenta forma de concha (Clique para aumentar | Foto: Remistudio)
A Arca apresenta forma de concha
Resiste a desastres naturais como tsunamis, furacões ou terramotos e torna-se auto-sustentável nessas situações extremas. Eis o edifício  projectado pelo arquitecto russo Alexandre Remizov  que pode ser construído em terra ou no mar e tem capacidade para albergar dez mil pessoas.

O projecto, apelidado de Arca, foi concebido com a parceria da empresa Remistudio  e com o apoio da União Internacional de Arquitectos, ao abrigo de um programa de arquitectura de auxílio contra catástrofes.

A estrutura, que  poderá ser utilizada como moradia ou como hotel, tem a forma de uma concha e é sustentada por arcos de madeira e cabos de aço, que lhe conferem solidez. Apresenta um ambiente de estufa que possibilita o desenvolvimento de vegetação, essencial para melhorar a qualidade do ar e para o fornecimento de alimento.
Para se abastecer de água, recorre a um sistema próprio de recolha e tratamento de águas pluviais e, para captar energia, são utilizados painéis solares. Uma vez que o edifício é transparente, a necessidade de iluminação também diminui.

Toda a cobertura é feita por um material auto-limpante, reciclável e mais duradouro, leve e económico do que o vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário